Cumpra com a sua parte! COVID-19

14-MAR-2020

Cumpra com a sua parte! COVID-19

Caros amigos!
Dirijo-me a todos vocês, na qualidade de Autarca da Freguesia de Rio Caldo, de Coordenador Local de Emergência da Delegação de Rio Caldo da Cruz Vermelha Portuguesa, mas principalmente na qualidade de vosso amigo.
Muito se tem falado sobre este novo flagelo que atualmente assola todo o Mundo, a doença COVID-19, que é provocada pelo vírus SARS-CoV-2, vulgarmente conhecido como Coronavírus. Pelo que penso ser de extrema importância esclarecer aqueles que ultimamente me têm questionado sobre esta doença, bem como, para alertar aqueles mais distraídos e aqueles que continuam a achar que isto não passa de mais uma gripe comum.
A doença existe e está cá em Portugal e, infelizmente, não é uma simples gripe comum, pode ser fatal!
É uma doença nova e aí reside o seu perigo, pois desconhece-se o seu comportamento.
O vírus que provoca a doença é transmitido pelo contacto direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infetada, geradas por tosse e espirros e pelo toque de superfícies contaminadas por essas gotículas.
Uma particularidade grave desta doença é que é contagiosa a partir do momento em que o portador esteja contagiado, ou seja, a pessoa pode estar a contagiar outras pessoas e ainda não apresentar quaisquer sintomas, pois os sintomas geralmente só aparecem de 2 a 14 dias depois de infetado.
Uma pessoa que teve esta doença e a curou pode voltar a ficar infetada, ou seja, não ficamos imunes à doença e pode voltar a contagiar outros.
O vírus pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples, como água e lixívia, podem matá-lo.
Sabe-se que as pessoas de idade mais avançada aparentam desenvolver uma forma mais grave da doença.
As pessoas com mais de 60 anos e com algumas doenças crónicas subjacentes têm tido até agora maior risco de morte;
Pessoas com doenças pré-existentes, como doenças cardiovasculares, doença respiratória crónica, hipertensão, diabetes e cancro, também podem ter um risco mais elevado.
Como já referi é um vírus novo e ainda não sabemos o suficiente sobre como ele afeta crianças ou mulheres grávidas. Sabemos que é possível que pessoas de qualquer idade sejam infetadas pelo vírus, mas até agora houve relativamente poucos casos da Covid-19 entre crianças.
O vírus é fatal em casos raros, como já indicado, até agora principalmente entre pessoas idosas e com problemas de saúde já existentes.
É precisamente a este grupo de pessoas que se pretende evitar que a doença chegue.
Neste momento ainda estamos numa fase de contenção, ou seja, tenta-se a todo o custo atrasar a propagação desta doença, para que não aconteça aquilo que está neste momento a acontecer em Itália, daí é de extrema importância adotar as medidas de prevenção recomendadas pela Direção-Geral de Saúde:
1- Deixem de espirrar e tossir para o ar…. é sempre, sempre para o braço;
2- Lavem as mãos muitas vezes, e é fundamental lavar sempre as mãos antes de tocar no rosto, antes de comer, depois de mexer em algo que passe por “muitas mãos”, como o dinheiro por exemplo. Pois a porta de entrada do vírus no nosso corpo é pelos olhos, pelo nariz ou pela boca.
Não têm desinfetante? Lavem bem as mãos com água e sabão no mínimo durante 60 segundos. Deem especial atenção às unhas. Senhoras com unhas de gel, muito CUIDADO;
3- Não cumprimentem ninguém com aperto de mão e não deem beijinhos a ninguém! Mesmo aos vossos pais, avós e filhos… Evitem esse tipo de contatos;
4- Depois de limparem o nariz deitem o lenço de papel logo ao lixo;
5- Se chegarem a estar de quarentena… façam a quarentena, não vão para a praia ou para o Centro Comercial!!!;
6- Se tiverem tosse, febre, falta de ar e viajaram recentemente ou estiveram em contacto com alguém que foi confirmado com a doença COVID-19, deverão ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24, a chamada é gratuita), não deve ir, nem ao centro de saúde nem à urgência hospitalar. Há relatos de que ultimamente esta linha de apoio não tem funcionando muito bem, mas será brevemente reforçada com mais 112 profissionais de saúde;
7- Evitem multidões, estar em sítios fechados com muita gente, etc…;
8- Aconselho os cafés, lojas comerciais, serviços, etc, a desinfetarem regularmente as maçanetas das portas ao longo do dia;
9- Muitas pessoas não têm Facebook… não consigo que esta mensagem chegue principalmente aos mais idosos, que são os que mais riscos correm. Transmitam-lhes todos os cuidados que eles devem ter... Sejam portadores das medidas preventivas que eles devem tomar. Lembrem-se eles podem estar seguros em casa, mas vocês podem levar o perigo até eles…;
10- Evitem viajar para fora do país ou para grandes cidades, só em extrema necessidade;
11- Nada de pânico! Concentrem-se em fazer estas medidas todas bem. Nós sabemos que em média uma pessoa infetada transmite a doença a duas ou a três pessoas. Nós podemos ser mais rápidos que a infeção, se cada um de vocês fizer tudo direitinho e passar a mensagem a 3, 4, 5 pessoas que também façam tudo corretamente e por sua vez cada uma delas faça tudo bem e continue a transmissão de informação adequada, poderemos assim quebrar muitas e muitas correntes de transmissão;
12- Se todos fizermos tudo bem os danos serão mínimos e quem sabe brevemente já poderemos beijar-nos e abraçar-nos naturalmente e brindarmos à união da nossa terra, do nosso concelho e do que juntos podemos fazer por um bem maior e pela saúde de todos nós.

Bem hajam a todos, protejam-se e passem palavra…


  • Partilhar