População Residente
892 habitantes
Património Histórico-cultural
Os fornos de carvão ou furnas, construções adaptadas para o fabrico de carvão, a partir da utilização de lenha de carvalho, medronheiro, urze e carqueja.
Domingos M. Silva refere “As montanhas nunca deixarão de desempenhar um papel preponderante na história universal dos povos; além do carácter que imprimem no modo de ser de seus habitantes, elas promovem as suas odisseias, as suas emigrações, como a sua permanência e fixação, as suas lutas e a sua fortaleza”.
O fojo do lobo representa em terminologia venatória, uma armadilha de caça defensiva e de captura do lobo.
As estruturas dos fojos revelam-se na paisagem em formato W, que se abrem e fecham para encostas divergentes, de Freitas e da serra de Rio Caldo, perfazendo dois fojos (Rio Caldo e Freitas).
O Centro Náutico e a Marina de Rio Caldo, o Santuário do São Bento da Porta Aberta constituem espaços culturais de grande atracção turística.
Actividades económicas
Agro-pecuária, comércio geral, restaurantes, Pensão, espaço TER, hotelaria Adega Regional, Centros de Venda de Artesanato, empresas de animação, espaços recreativos (Centro Náutico), empresas de animação, agência multibanco, carpintaria, construção civil, entre outras.
© 2025 Junta de Freguesia de Rio Caldo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições